viernes, 12 de febrero de 2010

"It's easy to be clever. But the really clever thing is to be simple"

E assim vai começar a minha homenagem neste blog aos grandes da Broadway: aos guionistas, aos directores, aos compositores e letristas, aos músicos, aos actores e aos bailarinos, sem claro nunca esquecer o coro.
Vou-me esquecer de muita gente, vou deixar muitos nomes perdidos no tempo e no espaço, e de certeza que muitos nomes importantes porque 120 anos de Broadway e de Teatro Musical dao para muita coisa, mas pelo menos faço-vos chegar um bocadinho do meu hobbie favorito e dos meus favoritos, entre tanta gente!

Vou começar entao pelos 3 grandes compositores e letristas da "Big Apple" e em especial da "42th street", aqueles que realmente foram abrindo caminho ao longo de 120 anos e que fizeram com a sua pequena (o grande, depende do ponto de vista) aportaçao que a Broadway seja o que hoje é!

IRVING BERLIN (1888-1989)
Foi um compositor e letrista, um dos mais prolíficos da história do musical e aquele que mais construiu.
Berlin foi um dos poucos compositores de Tin Pan Alley/Broadway que escreveu todas as letras e músicas das suas canções. Embora nunca tivesse aprendido a ler música, para além de um nível rudimentar, compôs mais de 3.000 músicas, incluindo o grande "There's No Business Like Show Business", do musical "Anne and the gun".

http://www.youtube.com/watch?v=icr71H1nb3Q

Irving começou com o ragtime, uma espécie de fusao de música branca e negra, para depois passar ao género musical e escrever "The army" , fazendo despontar o grande patriotismo americano pós II Guerra Mundial.
Durante anos, Berlin trabalhou com os melhores, acaparando toda a atenção e popularidade, enchendo teatros na on e na off Broadway, até que Cole Porter e os seus "Night and Day" e "Kiss Me Kate", fez com que, em 1962, Berlin se reformasse antecipadamente.

COLE PORTER (1891-1964)
Foi um compositor e letrista de música popular, autor de mais de mil canções e musicais.
Ao contrário de Irving Berlin, Porter nasceu no seio de uma família abastada, podendo estudar música até uma idade tardia; ainda assim a sua primeira produção na Broadway, em 1916, foi um fracasso, e só esteve 2 semanas em cartaz. Depois deste seu primeiro fiasco Cole exilou-se em Paris. Lá estudou harmonia e orquestração, voltando uns anos mais tarde e atingindo a popularidade.
A música e as canções de Porter logo se tornaram populares... muitas foram escritas tendo em mente Fred Astaire e Ethel Merman, dois dos melhores cantores e actores da época.
Cole alcançou o sucesso com "Kiss Me Kate" e "Night and Day".

http://www.youtube.com/watch?v=i31KAYUWRSc&feature=related

Além disso, muitas das canções de Porter tornaram-se famosas graças às versões de vários músicos e cantores.

STEPHEN SONDHEIM (1930-...)
O único dos 3 grandes génios (e volto a salientar, que segundo a minha opiniao) que ainda continua vivo. O mais recente e talvez aquele que mais agradeça aos seus antecessores.
Sondheim, para aqueles que conhecem o mundo dos musicais, e para os que nao, é daqueles que rompeu, num determinado momento da sua profissao, com tudo o que se tinha feito até entao, deixou de lado os romances lamechas e as histórias de contos de fada, para passar a histórias bem reais, histórias do dia-a-dia, histórias de amor e desamor, separaçoes, divórcios, conflitos, problemas, ... e talvez como reflexo da sua infeliz infância.
Escreveu o seu primeiro musical "By George in the park" com 10 anos, ao qual se seguiram muitos outros, culminando em 1967 com "Saturday Night", a sua estreia na Broadway.
Talvez os seus musicais nao sejam daqueles que rompem listas, que estejam anos e anos em cartaz, mas quem nao conhece "Company" e os seus conflitos de amor-desamor?

http://www.youtube.com/watch?v=aBS2rCQF0Ys

E ainda que nao seja muito conhecido, sempre há de ser o compositor que mais pullitzer, oscares e globos de oro tem. Por algo será, nao?

No hay comentarios:

Datos personales

Bruna Filipa Viegas Feliciano, mas este segundo nome melhor ignorar (nao sei porque em Portugal têm a mania de por segundos nomes!!), portuguesa de 25 anos, que gosta de fazer muitas actividades e todas ao mesmo tempo! Talvez por isso mesmo a agenda seja complicada de gerir... Nasci em Faro mas vivi quase toda a minha vida em VRSA - Algarve. Nessa pequena terrinha fiz muitos amigos e é aí onde estao as minhas raízes. Gosto de muitas coisas e por isso me é difícil fazer esta descripçao de mim mesma. Gosto de viajar, seja perto ou longe o importante é viajar. Gosto de escrever. Antes num diario (ai esses belos tempos de adolescente) e agora aqui. Gosto de ver filmes, de fazer teatro e de ouvir cançoes. Gosto de comer chocolate e de estar no sofá sem fazer nada. Gosto de estudar e de trabalhar (sim, sou dessas poucas pessoas!!), mas se me tocasse a lotaria nao o voltaria a fazer. Gosto de tantas coisas e de todas ao mesmo tempo! E tambem nao gosto de muitas coisas... mas todas essas melhor nao partilhar, pois nao interessam para nada. E para saber mais: facebook.com ou brunaviegasfeliciano@hotmail.es
Plantilla original blogspot modificada por plantillas blog